quarta-feira, 13 de maio de 2009

'Playboys e patricinhas da classe AAA já têm um Orkut pra chamar de seu

A identificação publicitária classifica o grupo de "nicho premium de mercado", "classe AAA", "público seleto", "clube restrito", pessoas diferenciadas que gostam de celebrar sua individualidade, gente bem-sucedida que festeja a vida com estilo. Para os de fora, são os endinheirados, elite, "playboys", "patricinhas", janotas e, como se dizia antigamente, grã-finos.



Neste pequeno mundo, a internet pode ser um problema: se dá para tolerar e até rir dos novos ricos, os falsos-ricos das redes de relacionamento podem ser um tormento. Podiam, na verdade, porque agora há um endereço vip na web para se relacionar exclusivamente com quem tem e gasta muito dinheiro.

A lista inicial foi montada por uma promoter de festas de ricos e famosos, a mesma que escolhia quem entrava e quem era barrado na boate Pink Elephant para a festa de inauguração da versão brasileira do site, na noite de terça para quarta-feira (13). A partir daí, só embarca na página glamorosa quem for convidado. E cada integrante só pode chamar mais cinco para a turma.

Ruud Smeets, com passagem pela sede europeia do Google, é o executivo do site Elysiants, nome em referência ao Elísio, a morada dos heróis e pessoas virtuosas após a morte na cultura greco-romana. A ideia é montar um concorrente forte para o A Small World, classificado como o "high-society da net", que domina os afortunados europeus e norte-americanos e expulsa quem não segue seu "manual de boas maneiras".

"Eles são tediosos, sisudos. O nosso site quer juntar gente mais descontraída. Por isso, escolhemos cidades em que as pessoas querem viver a vida intensamente", define Smeets. "Começamos antes da crise econômica, mas ela não vai abalar nossos planos." São Paulo é a quinta da lista após Curaçao, Hong Kong, Dubai e Beirute. Os planos englobam localidades como Miami, Abu Dhabi, Istambul, Punta Del Este e Xangai. A ideia é entrar em cidades emergentes e de glamour que não tenham sido dominadas pelo rival de mercado.

A festa de lançamento cobriu de areia a pista de dança, plantou coqueiros, vestiu as garçonetes com sarongue e encheu de sereias os telões para reproduzir um clima praieiro na boate-franquia-internacional.

As celebridades, contudo, vieram em conta-gotas: o ex-nadador boêmio Fernando Scherer, as socialites Ana Paula Junqueira e Marcela Tranchesi (filha da dona da Daslu) e Camila Camargo, irmã da cantora pop.

No público masculino, fazia-se uma divisão etária pela vestimenta: jovens com camiseta de pólo equestre, veteranos portando blazer com brasão. Já as mulheres ajeitavam seus tomara-que-caia adornando os silicones.

O ambiente rococó encontrava sua síntese no fone de ouvido cravejado de pedras da DJ residente. Ao som do tema de "Super-Homem", o desfile de garrafas de champanhe com canhão de faísca virava o centro das atenções quando um habitué pedia um exemplar borbulhante por R$ 2.800 e virava sócio Premium do site, com seus nomes estampados nos telões.

Aos microfones, os festeiros se mostravam animados com o clube virtual. Um deles diz: "É mais interessante se relacionar com seu círculo social, sem aproveitadores e perfis falsos por todo lado." Uma modelo vislumbra o potencial: "Posso me ligar ao pessoal da moda, conseguir mais desfiles."

"O que conta não é quanto dinheiro você ganha, mas como aproveita esse sucesso. Sei que há um problema social no Brasil, mas nem eu nem você vamos resolver isso. Como uma empresa, estimulamos a caridade e a consciência social de nossos usuários. Mas este é um grupo fechado, que quer continuar fechado. Os pobres podem formar suas redes de relacionamento para lutar por seus direitos", argumenta Smeets, ao ser questionado sobre o caráter democrático da internet.

Sobre as celebridades nacionais, o holandês diz não ter ambição de fazer um rol delas em seu site. Nem mesmo o corintiano Ronaldo, frequentador da boate. "Para ele entrar, tem que ser convidado como os outros. Mas nosso alvo não é só celebridade. Como ele gosta de viver a vida intensamente, faz parte de nosso público alvo."

Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/05/13/ult5772u3956.jhtm

Créditos: Galego.

GREGA, ME CONVIDA PRO SITE!!!!

4 comentários:

Nathalia M. disse...

Poderiam criar um site de relacionamentos para endinheirados com cultura e bom português (ou o idioma que preferirem), acho que seria bem mais seleto do que esse. Repare em 1min26s que ela fala "É, eu prefiro que sejE mais restrito" ¬¬
Morri.
Beigs

Dack Janiels disse...

pasmo

Unknown disse...

Pra mim podiam todos morrer!
Quando eu fizer a revolução vou usar a lista dos membros dessa sociedade como a lista do paredão! Não vai sobrar nenhum!

Bob disse...

Futilidade mandou lembrança!